sábado, 8 de abril de 2017

Dia de Ramos/Madrinha



Dia de Ramos, e uma festa crista celebrada no domingo antes da pascoa. Comemora-se a entrada de Jesus em Jerusalem, montado num burrinho (simbolo de simplicidade) onde e recebido em festa pelo povo, que lhe estende as vestes a sua frente, juntamente com ramos de arvores. Entra assim, como "principe da paz" e nao um rei guerreiro.

Madrinha, tem as suas origens na palavra do latim mater, que significa "mae" na traducao para portugues. Por este motivo, muitas vezes a madrinha e considerada uma " segunda mae".



Recordo-me deste dia em epoca de catequese, onde tradicionalmente levava-mos raminhos de alecrim ou oliveira, para que na hora da celebracao da missa, fossem benzidos. Depois, regressavam a casa comnosco. Sempre ouvi dizer, que em dias de trovoada deviam ser queimados, como forma de acalmar a tormenta. Acho que em minha casa nunca o fizemos, mas eram guardados ate que secasse. Fazias o mesmo querida amiga?
Tambem era neste dia, que se levava o ramo a Madrinha e ao padrinho de baptismo, mas disso nao tenho grande memoria... lembro-me apenas de uma vez ter levado um raminho a minha avo materna, que por sua vez era tambem minha madrinha (o meu avo materno era o meu padrinho, mas nessa altura ja tinha falecido).

Quando tivemos o nosso filho, a muito que tinha escolhido a sua madrinha, mesmo antes de ele se quer ser pensado ;), e de acordo com o ze foi so convidar-te querida amiga. Nao desfazendo ninguem, sabia e sei que nao poderia escolher melhor pessoa para cumprir esta funcao. Alguem que conheco desde sempre, que tem valores que sao muito importantes para mim, alguem sempre presente e cuidadora, alguem que numa situacao limite amaria o meu filho como ama o seu. Obrigada querida amiga por teres aceite :)

Nao podendo ser de outra forma,  e aproveitando a simplicidade do que se celebra neste dia, deixo-te aqui a lembranca, o carinho e o ramo, do jeito possivel. Adoro-vos muito. Obrigado por estarem sempre presentes nos momentos mais importantes (e nao so ;) ).

Beijinhos, feliz dia de ramos.



2 comentários:

  1. Olá querida amiga. Bom dia e bom domingo. Muito obrigada pelas palavras de amor, carinho, amizade e confiança. Já me fizeram chorar de alegria e saudade de vos dar aquele abraço apertadinho. Por cá, já fomos à missa de ramos, que para nós é uma lição da paixão e da humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo e viemos de lá com os nossos raminhos benzidos. Os meus padrinhos também são os meus avós, mas, no meu caso, paternos, e infelizmente a minha querida avó e madrinha já não está fisicamente comigo, mas está sempre e a cada momento bem presente no coração. Eu também nunca queimei os raminhos em dias de trovoada. Só os deixo secar. Mas a minha cunhada Rita disse-me, esta semana, que o pai faz isso em dias de trovoada e os coloca em cruz na lareira. Eu confesso que até desconhecia essa "tradição". Curioso a teres comentado também. Muito obrigada por este miminho e todo o imenso carinho. É com amor imenso que os recebo e retribuo na mesma medida. Amo-vos muito. Tenham também um domingo muito feliz em família. Mil beijinhos com muito carinho, amizade e amor imenso. Da vossa sempre amiga e madrinha que ama muito o Becas. Que o nosso menino sinta sempre o amor que tenho por ele. Fiquem bem e cuidem-se muito bem. Um abraço apertadinho de saudades.

    ResponderEliminar